Make your own free website on Tripod.com

.

 

ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

COLUNA DE EVENTOS RA & FC

ALMOÇO DE LANÇAMENTO DO LIVRO MANUAL DO PXista

Autor do artigo : LEONAS KEITERIS-PY2 M O K (*)


 

Publicado nos Jornais:

Radioamadorismo & Faixa do Cidadão ano VIII - nº 62, pg. 06

&

QTC "Porto Alegre" ano 1 - nº 5, pg. 12

 

Novamente o escritor Mário Keiteris PY2 M X K, escolheu o tradicional e badalado ponto de encontro dos radioamadores paulistas no não menos tradicional Restaurante Sujinho, aquele da esquina da avenida Ipiranga com a avenida Rio Branco, na capital de São Paulo, que fica apenas à uma quadra da famosa esquina da Ipiranga com a São João, referida na canção do Caetano Veloso, para o lançamento da 2º edição do seu livro : MANUAL DO PXista.

Na foto a partir da esquerda o radioamador e escritor Mário Keiteris PY2 M X K seu cristal Neuza, o Marcos PU2 M J T, ao fundo o empresario e Diretor das Antenas Electril Machado PY2 E H V, a direita o advogado, técnico em eletrônica e correspôndente do Jornal QTC de Porto Alegre, Leonas Keiteris PY2 M O K.

Como de costume e tradicionalmente acontece aos sábados há muitos anos, o almoço no já tradicional, conhecido e badaladíssimo Ponto de Encontro de Radioamadores na Capital de São Paulo, eficientemente comandado pelo nosso colega e anfitrião Paulo de Castro PY2 P C, no excelente Restaurante "SUJINHO".

Estes encontros ocorrem há muitos anos, onde a confraternização e a alegria entre os radioamadores é regada a muita cerveja, isto sem contar que é oferecida a deliciosa picanha que é uma das especialidades da casa, animados e calorosos bate papos, troca de idéias e fofocas entre os radioamadores presentes acontecem até o final do almoço. Neste sábado 11 de agosto tivemos a satisfação da presença no Ponto de Encontro do já conhecido escritor de obras literário-radioamadorísticas o nosso colega Mário Keiteris PY2 M X K, junto a sua cristal Neuza e o cristaloide Leonas PY2 M O K, que neste almoço e em especial dirigido aos operadores da Faixa do Cidadão, fez o lançamento de sua obra em 2º edição, cujo título é :

MANUAL DO Pxista

Com o lançamento desta 2º edição do MANUAL DO PXista, obra de cunho radioamadorístico, o Mário PY2MXK, objetiva abrir caminho fácil para o operador do Serviço do Radio do Cidadão, principalmente àqueles que não tendo conhecimentos de eletrônica e telecomunicações, no entanto possuem aquela vocação, interesse e vontade.

A primeira edição do MANUAL DO PX, foi lançada no ano de 1.993, que pelo sucesso alcançado naquela época encontra-se esgotada há muitos anos, após numerosas solicitações dos colegas, o Mário PY2 M X K agora esta fazendo o lançamento de sua 2º edição do MANUAL DO Pxista, que foi revisada, melhorada, ampliada com um novo visual, inclusive em novo e muito mais cômodo formato de 0,21 X 0,15 cm..

O Livro possui uma linguagem não profundamente técnica e nem profundamente científica, possibilitando real, fácil e rápida transferência de conhecimento ao leitor, possuindo ainda 30 figuras auto-ilustrativas.

Este livro contém a vivência, a prática e a experiência do autor Mário PY2MXK, como radio-operador amador e radioamador veterano, além dos 8 anos como Diretor de Cursos da Labre/SP.

Numa rápida folheada no livro MANUAL DO Pxista "in loco", pudemos constatar de que o mesmo contém 160 paginas, impressas eletronicamente em papel de excelente qualidade, 44 tópicos de índice, 30 ilustrações, ilustrações estas que traduzem textos inteiros em simples termos visuais, num muito cômodo formato de 21 cm. x 15 cm..

De forma que não poderíamos perder esta oportunidade para uma breve entrevista com o Mário P Y 2 M X K, que entre uma garfada na picanha e o sorver de uma cerveja, nos respondeu as indagações :

- QTC O que motivou-o a escrever essa sua 4ª obra no ano de 1.993?

-PY2MXK Naquela época, durante a minha vivência de 8 anos como Diretor de Cursos da Labre/SP., onde ministrava cursos e formava novos radioamadores, sentia que o radioamadorismo brasileiro carecia de literatura específica, descomplicada e de fácil entendimento, principalmente escritos em língua portuguesa.

-QTC O que procura transmitir através dessa literatura ?

-PY2MXK Como radioamador veterano, transmito conhecimentos de forma fácil e descomplicada, para que o operador da Faixa do Cidadão saiba o porque das coisas que envolvem a sua estação, principalmente a parte da legislação e das antenas, porém de forma descomplicada, para que sabendo o porque, ao final tenha-se o conhecimento de causa aprofundado, do que esta construindo ou operando.

-QTC O que motivou lançar a 2º edição do livro MANUAL DO PXista em 2.001, 8 anos após a 1ª edição?

-PY2MXK Como ainda continua a absoluta falta de literatura especifica voltada para o Serviço da Faixa do Cidadão, principalmente em língua portuguesa, minha intenção foi a de tentar preencher uma pequena parte desta lacuna existente.

INFORMAÇÃO : Aos compradores do livro MANUAL DO PXista.

O livro MANUAL DO Pxista é encontrado somente com o Autor, que envia para todo o Brasil via correio, sendo que os pedidos podem ser diretamente feitos por :

Telefone (11) 6748-13-45 Capital S. Paulo

Caixa Postal 53028 - CEP 08220-971 - Capital - S. Paulo

e.mail =  py2mxk@yahoo.com.br

site internet = http://http://py2mxk.tripod.com

 

(*) Leonas Keiteris - PY2 MOK - Léo - : é advogado especializado em direito de telecomunicações e técnico em transmissão e R.F. em São Paulo - e-mail : leo_py2mok@yahoo.com.br - Internet : http://py2mok.tripod.com

 

Return to top


veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


http://http://py2mxk.tripod.com

Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui


http://http://py2mxk.tripod.com

Manual de Antenas para o Radioamador


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.